DMAE UBERLÂNDIA MG – ENGENHEIRO AGRÔNOMO
CURSO TEÓRICO EM PDF – ABRANGE TODO EDITAL ABAIXO. VENHA CONFERIR! MATRICULE-SE JÁ!
Agricultura Geral – Grandes culturas, fruticultura, olericultura e plantas ornamentais. Métodos de cultivo, tratos culturais, colheita e beneficiamento. Melhoramento genético de plantas. Biotecnologia. Fisiologia das plantas cultivadas. Métodos de propagação de plantas. Manejo de Pastagens.
Manejo Fitossanitário – Entomologia básica e agrícola. Fitopatologia básica e agrícola. Biologia e ecologia de plantas daninhas. Manejo de integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Controle alternativo de pragas e doenças. Uso correto de agrotóxicos e afins. Principais produtos utilizados no controle de pragas e doenças e plantas daninhas. Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários.
Solos – Características morfológicas; ordens e classes de solos e suas principais implicações agrícolas e não-agrícolas. Conservação dos solos e controle da erosão: práticas de manejo de caráter conservacionistas. Propriedades dos solos. Processos pedogenéticos. Coleta de solos para análise: técnica de amostragem. Fertilidade do solo. Cálculo de calagem e adubação. Fertirrigação.
Irrigação e drenagem – Sistema solo-água-planta, Balanço hídrico do solo. Necessidade hídrica das culturas. Potencial da água no solo. Retenção e movimento da água no solo. Disponibilidade de água para as plantas. Infiltração e escoamento superficial da água no solo. Uso racional da água. Características hidráulicas dos sistemas de irrigação. Sistemas de irrigação. Avaliação e manejo de sistemas de irrigação. Drenagem agrícola.
Mecanização agrícola – Máquinas e implementos para preparo do solo, cultivo, aplicação de defensivos, corretivos e fertilizantes, colheita e beneficiamento de produtos agrícolas. Sistemas de implantação de culturas e desempenho de equipamentos. Gerenciamento de sistemas motomecanizados (planejamento, dimensionamento, regulagem e manutenção, controle de custos).
Legislações ambientais – Política Nacional de Recursos Hídricos. Política Nacional do Meio Ambiente. Novo Código Florestal. Sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais no Estado de Minas Gerais.
Meio Ambiente e Sustentabilidade – Qualidade do meio físico, químico e biológico. Diagnostico ambiental, levantamento de dados, sensoriamento remoto. Educação ambiental, sociedade e ambiente, responsabilidade social; projetos educacionais. Laudos técnicos. Recuperação de áreas degradadas. Climatologia e meteorologia. Hidrologia. Manejo e gestão de bacias hidrográficas.
Ementa do Curso
AULA 1 | |||
AULA 2 | |||
AULA 3 | |||
AULA 4 | |||
AULA 5 | |||
AULA 6 | |||
AULA 7 | |||
AULA 8 | |||
AULA 9 | |||
AULA 10 |